O diabetes mellitus é uma doença que pode desencadear diversos tipos de complicações, especialmente quando não controlada adequadamente. Uma das complicações secundárias ao acometimento das artérias e dos nervos dos membros inferiores pelo diabetes é o chamado pé diabético, que é caracterizado por feridas de difícil cicatrização muitas vezes associadas a infecções e acometimento ósseo.
O fluxo sanguíneo reduzido (devido à doença arterial obstrutiva periférica muitas vezes associada) e a perda da sensibilidade causada pela neuropatia periférica (danos nos nervos) são os principais responsáveis pelo pé diabético. Pequenos traumas locais levam ao aparecimento de feridas que podem passar despercebidas devido à falta de sensibilidade nos pés. Estas muitas vezes evoluem para infecções locais que podem ser graves e culminar em perda do membro. Os níveis altos de glicose contribuem para a queda da imunidade, agravando os quadros de infecção local.
Os principais sintomas do pé diabético são:
A melhor forma de evitar complicações relacionadas ao pé diabético é a prevenção. Além do acompanhamento da doença com o Clínico / Endocrinologista, pacientes com diabetes mellitus devem realizar consultas de rotina com o Cirurgião Vascular para a avaliação dos pés. Além disso, qualquer mudança na aparência da pele, machucado e perda de sensibilidade nos membros inferiores devem ser relatados ao especialista imediatamente para o tratamento adequado.
Quando há infecção e presença de feridas, o tratamento para o pé diabético é indicado de acordo com o caso. Além do uso de antibióticos e curativos específicos, muitas vezes é necessária a internação para desbridamento ("limpeza"” da ferida em Centro Cirúrgico. Casos de infecções graves, que acometem grande parte do pé ou da perna, com morte dos tecidos, são submetidos à amputação devido ao risco de infecção generalizada ou sepse e morte.
O diagnóstico adequado, os cuidados diários e o tratamento para infecções e feridas diminuem as chances de amputação do membro na maioria dos casos. Por isso faz parte do Check-up Vascular a avaliação dos pés e da circulação em pacientes diabéticos.
Alguns cuidados diários são fundamentais para evitar complicações:
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com.br
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
9 Comentários
Minha mãe faz anos que sofre com feridas iguais essas no pé porém ja Fes vários exames e não tem diabetes então não sabemos mais o que fazer vcs pode ajudar porfavor
Procure um cirurgião / cirurgiã vascular!
Eu sou diabética e estou com um calo de um sapato. E um corte com um vidro que caiu na minha perna já esta mais de mês, já tomei bastante remédio faço curativo 3veze ao dia e não tenho melhora esta invada a perna e o pé que devo fazer mim ajude por favor.
Você deve fazer uma avaliação vascular o quanto antes! Estou à disposição caso queira agendar uma consulta: (11) 3129-7100 / (11) 94460-7931.
Meu nome é Luiz Eustáquio Santos sou diabético tipo 2 e estou com pé diabético saiu uma lesão do lado do dedinho do pé esquerdo estou fazendo tratamento no posto médico toda segunda e quinta feira estamos usando a Bota de Una que é pasta de óxido de zinco já está com 30 dias mas está muito lento a cicatrização a médica avisou 02 Benzetacil e uma caixa de antibiótico por 8 dias.
O que vc pode mi ajudar.
Olá, S. Luiz! Para que eu possa ajudá-lo, inicialmente é necessário uma consulta médica para avaliação completa e detalhada do seu caso. Entre em contato conosco através dos números para agendamentos e informações (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Será um prazer te atender. Um abraço!
Minha mãe sofre com uma ferida no peito dos pés e ela e diabética e não sabemos mais o que fazer o que possa ser ?
Camila, ela precisa de uma avaliação vascular! Estou à disposição caso queira agendar uma consulta: (11) 3129-7100 / (11) 94460-7931.
Olha, gostaria de saber se a senhora sabe algum remédio para tratar desses tipos de feridas? Um que possa evitar de amputarem o pé.