Aneurismas viscerais (ou esplâncnicos) são entidades raras. São dilatações das artérias que levam sangue aos órgãos abdominais, como fígado, baço, intestino e rins. O principal risco de um aneurisma visceral é a rotura, a qual pode levar à morte. Em alguns casos o aneurisma pode trombosar (ou obstruir) levando à diminuição ou perda de irrigação sanguínea do órgão.
Os aneurismas viscerais mais frequentes são:
A escolha para o tratamento de aneurismas viscerais é determinada por um conjunto de fatores, como diâmetro do aneurisma, localização, morfologia e condições clínicas do paciente. Em casos de rotura, o tratamento deve ser feito em regime emergencial.
Atualmente a técnica mais utilizada para tratamento dos aneurismas viscerais é a Endovascular ou minimamente invasiva, na qual através de uma punção na virilha ou no braço são utilizados fios guias, cateteres, stents, molas e outros agentes de embolização para fazer o tratamento do aneurisma.
As técnicas endovasculares mais comuns para tratamento dos aneurismas viscerais são:
O stent revestido é um material tubular metálico revestido por um tecido que é colocado no vaso que contém o aneurisma para selar a entrada de sangue no mesmo, levando assim ao seu fechamento. A irrigação do órgão passa a ser feita normalmente com o sangue passando por dentro do stent.
A embolização é um procedimento que consiste na injeção / colocação de materiais embolizantes dentro do saco aneurismático para que o aneurisma se feche. Existem vários materiais embolizantes e os mais comumente usados são as molas.
Alguns poucos casos de aneurismas viscerais não são possíveis de serem tratados através da técnica endovascular. É necessária a abertura da cavidade abdominal e correção do aneurisma realizando a ligadura do mesmo e uma ponte ("bypass", que é a construção de um novo caminho para o sangue utilizando prótese ou segmento de veia safena) para que o órgão continue sendo irrigado.
O tratamento dos aneurismas viscerais deve ser realizado pelo cirurgião vascular e endovascular que tem o aparato para decidir a melhor técnica cirúrgica (endovascular ou aberta) para cada caso.
A Dra.Nayara Cioffi Batagini é médica Cirurgiã Vascular com especialização em Cirurgia Endovascular e realiza o atendimento individualizado visando melhorar a qualidade de vida de cada paciente.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com.br
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
4 Comentários
bom dia Dra.
Fiz uma tomografia e encontraram este problema na mesma “Dilatação arterial medindo cerca de 1,6 cm do tronco celíaco, um diminuto foco de dissecção junto à
porção proximal da dilatação”, só que percebi que o médico ficou meio perdido com este diagnostico.
è grave ?tenho que tomar alguma providencia urgente? sei que não pode dar diagnósticos , mas só dizer que precisa emergência ou não seria um alívio
desde já agradeço
Sergio, você precisa de uma avaliação vascular. Estou à disposição caso queira agendar uma consulta: (11) 3129-7100 / (11) 94460-7931.
Vcs aceitam convênio
Olá, Francisco!! As consultas são particulares. Emitimos Nota Fiscal para solicitar o reembolso ao convênio. Entre em contato com minha equipe para mais detalhes sobre os atendimentos. Nossos números para informações e agendamentos são (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Estamos localizados na Rua Dona Adma Jafet, 74, Conj. 155, Bela Vista, São Paulo/SP. Um abraço!