Muitos pacientes com varizes fazem o Ultrassom Doppler Venoso de membros inferiores e descobrem que a veia safena está insuficiente e precisa ser eliminada na cirurgia. E daí vem a pergunta: a veia safena não vai fazer falta para a circulação venosa da perna?
A resposta é NÃO e entenda o por que.
Temos 2 safenas em cada perna, a veia safena magna (uma veia comprida presente na parte interna da perna, cuja extensão vai desde a virilha até o tornozelo), e a veia safena parva (que tem seu trajeto na panturrilha, se extendendo da altura do joelho até o tornozelo). Ambas fazem parte do Sistema Venoso Superficial, que são o grupo de veias presentes acima do nível da musculatura, ou seja, no tecido subcutâneo e nas camadas da pele. O Sistema Venoso Superficial (veias safenas mais as outras inúmeras veias) carrega apenas 15% do sangue venoso da perna no seu retorno em sentido ao coração.
E quem realmente faz o retorno venoso significativo da perna? São as veias do Sistema Venoso Profundo, que são as veias principais da perna, presentes abaixo da fáscia muscular (ex: veias femorais, poplítea e tibiais). São veias calibrosas e que realmente fazem a diferença por serem responsáveis por 85% do retorno venoso do membro.
Considerando que o Sistema Venoso Profundo está normal, a veia safena, ou as veias safenas, se realmente insuficientes, devem ser eliminadas em uma cirurgia de varizes, pois podem causar inúmeros problemas como as próprias varizes superficiais, inchaço, alterações na pele e até em estágios graves, úlceras varicosas. Ou seja, além de não fazerem falta para o retorno venoso, quando doentes podem ser causadoras de várias complicações. São como um violino desafinado em uma orquestra.
Veja um exemplo de como esta veia não faz falta para a circulação: é a veia retirada para se realizar as famosas “pontes de safena” no coração, ou até mesmo na perna em alguns casos de obstrução arterial.
Hoje em dia utilizamos o LASER para eliminar a veia safena em uma cirurgia de varizes como técnica principal, por ser minimamente invasiva, não fazer cortes e permitir uma recuperação rápida no pós-operatório.
A Drª Nayara Cioffi Batagini é graduada em medicina com especialização em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Universidade de São Paulo (USP). Agende uma consulta e cuide de sua saúde em primeiro lugar.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com.br
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
3 Comentários
Quero saber se atende por convenios
Olá, Neide! Peço a gentileza de entrar em contato conosco através dos números para agendamentos e informações (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Estamos localizados na Rua Dona Adma Jafet, 74, Conj. 155, Bela Vista, São Paulo/SP. Ficaremos felizes em te atender. Abraço!
Acho que vou procurar outro médico angiologista,porque esse não resolve nada, fico só sofrendo com dor na perna do lado esquerdo