O que é um cateter venoso?
Trata-se de um dispositivo inserido dentro dos vasos que tem como função a coleta sanguínea, injeção de medicamentos ou de outros fluidos.
Características
Os cateteres venosos são produzidos com polímeros sintéticos (poliuretano e silicone) quimicamente inertes, biocompatíveis e resistentes à degradação química e térmica. Em geral, o tamanho do cateter vascular é determinado pelo seu diâmetro externo.
Classificação
Os Cateteres Vasculares podem ser classificados como:
Utilização
Os cateteres de curta permanência têm duração de poucos dias e, quando implantados perifericamente, estão associados a complicações como flebites (inflamação da veia onde está inserido o cateter) e falência de acessos (devido a punções repetidas). Por este motivo, pacientes que necessitem de um acesso venoso prolongado se beneficiam dos cateteres de longa permanência.
Nas situações em que o paciente necessite de hemodiálise, quimioterapia, nutrição parenteral (alimentação realizada por uma via endovenosa), antibioticoterapia prolongada, transplante de medula óssea ou plasmaférese (método usado para retirar o plasma), os cateteres de longa permanência são os utilizados.
Tipos de cateteres de longa permanência
Existem diversos tipos de cateteres de longa permanência, cada um indicado para uma finalidade específica. Conheça abaixo os principais deles:
É um cateter totalmente implantável, ou seja, nenhuma de suas partes fica exposta e sua duração é longa: aproximadamente cinco anos. A punção para a infusão de medicações é realizada no reservatório implantado embaixo da pele na região do tórax. É um cateter de baixo fluxo, indicado para administração de quimioterapia. Seu implante é realizado em Centro Cirúrgico pelo Cirurgião Vascular.
Este dispositivo é considerado semi-implantável e é utilizado em pacientes que necessitem de um acesso vascular de alto fluxo por um período prolongado. É o tipo de cateter de longa permanência usado em hemodiálise nos casos em que não há condições de confecção de fístulas arteriovenosas ou enquanto elas maturam. A inserção deste dispositivo geralmente é feita em uma das veias do pescoço (subclávia ou jugular) e se exterioriza na região anterior do tórax. Devido ao seu longo túnel subcutâneo, que tem saída em um local diferente de onde foi implantado, este cateter promove mais conforto e menores chances de infecções ao paciente. Seu implante é realizado em Centro Cirúrgico pelo Cirurgião Vascular.
Também caracterizado como semi-implantável, porém de baixo fluxo, ele é empregado em situações que necessitem de infusão de medicações por um longo período (como antibioticoterapia prolongada) ou para o transplante de medula óssea. A inserção, bem como sua exteriorização, é semelhante ao Cateter Permcath, diferenciando-se pelo seu calibre menor.
Diferente dos anteriores nos quais as veias de escolha para inserção do cateter se localizam na região do pescoço, a PICC é inserida através de uma veia do braço, sendo sua extremidade posicionada na veia cava superior (posição central). Possui fino calibre e proporciona baixo fluxo. A PICC é empregada para situações de nutrição parenteral prolongada, antibioticoterapia, infusões hipertônicas, coleta de sangue durante uma internação, infusão de medicações e para soluções endovenosas, principalmente em pacientes internados por um longo período. Este cateter deve ser implantando preferencialmente no Centro Cirúrgico.
Manuseio
Para realizar o manuseio de qualquer tipo de cateter, é fundamental que o profissional tenha conhecimento técnico-científico, especialmente no trato específico com Cateteres Venosos Centrais de Longa Permanência. Estes dispositivos devem ser implantados em um Centro Cirúrgico por um Cirurgião Vascular e posteriormente manuseadas por equipe de enfermagem com treinamento. Em geral, o implante é realizado com anestesia local e uma sedação leve. Na maior parte dos casos em que o paciente não está internado, a alta hospitalar é dada no mesmo dia e os cateteres podem ser usados imediatamente após o implante.
Gostaria de receber uma ligação?
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com.br
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
13 Comentários
Uso o cateter permacht,faço hemodiálise.
Ele afeta o coração?
Posso fazer a quimioterapia pelo mesmo cateter?
Olá Zilma,
O cateter permicath quando bem posicionado não afeta o coração. Ele não é indicado para fazer quimioterapia. O cateter indicado para quimioterapia é o port’a’cath, que é um cateter totalmente implantável (ou seja, nenhuma de suas partes fica exteriorizada) e é um cateter de baixo fluxo. Estou à disposição!
Olha,no final de 2014 novembro,tive uma convulsão no local de trabalho,fui levado primeiro,ao serviço médico da cidade,e depois transferido para um hospital do convênio da empresa,lá fui tratado,minha convulsão no hospital chegou a 10 horas(segundo prontuário médico em posse) fui diagnostiado com epilepsia (tomo medicamento controlado) nos exames no hospital fui diagnostificado também com tvp(trombose venosa) tive um cateter inserido na coxa direita com insicao por meio da virilha,o tratamento do remédio continua(fenitoina,100mg 3 x ao dia 8/8 horas) só que o cateter não foi retirado,só que quando eu fico deitado por bastante tempo ~ 50 minutos,tem uma parte da coxa direita anterior,que eu perco a sensibilidade,voltando a sensibilidade quando eu volto a andar,a razão da minha pergunta se deve ao fato de que meu cunhado observou que meus pés estão inchados e me recomendou andar para melhorar a circulação,mas eu acho que esse sintoma associado ao sintoma da sensibilidade,pode ser pelo cateter (ainda na coxa),gostaria da sua opinião,se possível,grato!
Dirceu, é necessária uma avaliação para determinar a relação entre o cateter e seus sintomas, além de saber qual tipo de cateter você está usando. Pode acontecer obstruções venosas em veias onde estão cateteres por longo tempo, e ocasionar o edema do membro em questão. Nesses casos é necessária, muitas vezes, a troca do sítio do cateter. Procure um cirurgião / cirurgiã vascular!
O PICC é considerado um cateter de longa permanência? os de curta permanência seria os venoso periférico e o venoso central?
Douglas, sim, o PICC é considerado um cateter de longa permanência, mas tem inserção periférica.
Exemplos de cateteres de curta permanência são: venoso periférico, venoso central (duplo ou triplo lumen) e cateter de Schilley para diálise.
Minha mãe faz dialice, perdeu todas as fistola só restou o cateter já é o 4 .quanto tempo éla pode usar o permanente?
Eleni, se for o cateter de permicath ela pode usar por meses, em especial se ela não tem mais condições de fístula.
Tenho problemas com acesso,sofro de dores crônicas lombares, articulações e as vezes musculares, não tenho veias para acesso. Quando preciso ir na emergência,o que é frequente para controle da dor,quando o ambulatorial não é suficiente, perde-se muito tempo para encontrar acesso venoso não importa o local,quando encontram, raríssimo,acabam por dar entrada em internação,operam o central,para administrar medicações de controle de dor aguda.
Qual a possibilidade de colocar um cateter venoso fixo? Para administrar medicamentos? E qual especialidade devo buscar para solicitar avaliação,exames e o que for preciso para tal? Obrigada.
Olá Rafael, realmente seu caso merece uma avaliação para implante de cateter de longa permanência. A especialidade é a minha mesmo, Cirurgia Vascular! Fico à disposição caso queira agendar uma avaliação! (11) 3129-7100 / (11) 94460-7931
Oi boa noite faço tratamento para doença auto imune e fico constante internada e faço pulsoterapia mensal só que toda vez e muita dificuldade para achar veia e quando acha não dura perde rápido será que posso colocar cateter de longa permanência? Só este ano já fiquei internada 12 vezes esses mês 4 vezes.e um sofrimento toda vez
Valdirene, pode ser sim que você se beneficie de um cateter de longa permanência. Faça uma avaliação vascular. Estou à disposição caso queira agendar uma consulta: (11) 3129-7100 / (11) 94460-7931.
Faço hemodiálise a pouco mais de 2 anos uso um permcath a 2anos. Venho tomando banho de mar mesmo contra recomendação dos profissionais. Coloco um esparadrapo impermeável mais ainda assim no fim termina molhado. É uma praia muito limpa e deserta não há sujeira. A srta acha que corro risco de infeccionar. É possível chegar a 4 anos com o mesmo perncath?