A Insuficiência Venosa Crônica é uma doença desencadeada pelo mau funcionamento das veias dos membros inferiores para levar o sangue do pé de volta ao coração. Faz parte da Insuficiência Venosa Crônica as
Teleangectasias (“Vasinhos”), e
Varizes de Membros Inferiores, as alterações de pele devido a varizes como a dermatite ocre e o eczema, e o estágio final que é o aparecimento de feridas, as chamadas úlceras varicosas ou venosas. Todas essas alterações são espectros e gravidades diferentes da mesma doença.
Quando a doença está avançada, a grande dificuldade de retorno venoso leva a edema crônico e acúmulo de sangue nos tornozelos e nos pés. Esta hipertensão venosa grave favorece o aparecimento das úlceras varicosas, feridas de difícil cicatrização. Essas úlceras aparecem na maioria das vezes na face interna do tornozelo e pode chegar a grandes dimensões.

Quase em todos os casos em que ocorre úlcera varicosa há insuficiência de veias tronculares do sistema venoso superficial (que se localizam acima da fáscia muscular), como a veia safena magna e/ou a veia safena parva. Pode ocorrer também devido a alterações nas veias do sistema venoso profundo (que estão localizadas abaixo da fáscia muscular), como em pacientes que tiveram trombose venosa profunda e desenvolveram a Síndrome Pós-Trombótica. Além disso, pode ocorrer devido a alterações nas veias perfurantes, que são veias que conectam o sistema venoso profundo ao sistema venoso superficial.
Pacientes com varizes e que apresentem estes fatores correm maior risco de desenvolver uma úlcera varicosa:
- Sobrepeso e Obesidade: o excesso de carga sobre as pernas dificulta o retorno venoso, e esse processo é acentuado se a insuficiência venosa crônica já está instalada, por exemplo, na forma de varizes.
- Sedentarismo: a falta de atividade física diminui o bombeamento que a musculatura da panturrilha exerce sobre as veias das pernas. Este bombeamento, juntamente com as válvulas presentes dentro das veias, são essenciais para o retorno venoso adequado dos pés ao coração contra a gravidade.
- Outros fatores como a ingestão de álcool e tabagismo contribuem para o mau funcionamento do organismo, principalmente devido à circulação de substâncias que podem acelerar a progressão das feridas.
Sintomas e Características
As úlceras venosas são feridas causadas por varizes e são de difícil cicatrização. Costumam surgir no território drenado por veias importantes da perna, como as veias safenas magnas (na face interna do tornozelo) ou as veias safenas parvas (na face externa do tornozelo), dependendo de qual é a veia com insuficiência. Podem ter aparecimento espontâneo ou serem desencadeadas por pequenos traumas locais.
As úlceras podem ou não ser dolorosas, possuem aspecto avermelhado e é comum existirem sinais de alergia ao redor das feridas, os chamados “eczemas de estase”. Estes são bastante pruriginosos e geram grande ressecamento local da pele agravando o processo.
A úlcera pode infeccionar, e assim gera odor fétido e apresentar saída de secreção amarelo esverdeada. Uma infecção da úlcera pode se estender para a perna causando celulites e erisipelas, que se não forem prontamente tratadas podem causar infecção generalizada.
Tratamento Para Úlcera Venosa
Pacientes com úlcera venosa devem ser avaliados pelo
Cirurgião Vascular. Para que o melhor tratamento seja indicado, inicialmente é necessária uma avaliação completa com exame físico associado a um mapeamento da circulação venosa com um Ultrassom Doppler Venoso. Este exame irá detalhar quais as veias estão insuficientes e são provavelmente as responsáveis pela úlcera.
Procedimentos cirúrgicos para tratamento das veias acometidas com o uso do
Laser ou Radiofrequência são muitas vezes indicados. Alguns casos se beneficiam da escleroterapia com
espuma das veias doentes. O intuito é excluir da circulação a veia com insuficiência que está sendo a maior responsável pela hipertensão venosa e consequentemente pelo aparecimento da úlcera.
As úlceras muitas vezes possuem grande quantidade de tecidos desvitalizados e necessitam de desbridamento e limpezas no Centro Cirúrgico realizadas pelo Cirurgião Vascular.
Outra medida fundamental para a cicatrização da ferida é o uso da compressão elástica, que pode ser realizada através da faixa ou meia elástica. Por serem necessários curativos nas feridas, a faixa elástica costuma ser mais indicada na maioria dos casos, pois são colocadas facilmente por cima dos curativos.
Perda de peso e elevação dos membros ao repouso também fazem parte do tratamento.
Cuidados locais com a ferida são necessários e conforme o estágio de cicatrização em que esta se encontra, um determinado tipo de curativo é o mais adequado e deve ser orientado pelo Cirurgião Vascular.
Medicamentos
Algumas medicações podem ser indicadas pelo Cirurgião Vascular para acelerar a cicatrização e melhorar os sintomas de edema e dor local.
Como Fazer Curativos em Úlceras Venosas
A orientação para o curativo deve ser feita pelo Cirurgião Vascular e o paciente deve fazer acompanhamento médico periódico. O curativo deve ser diário (a não ser quando há uso de alguns curativos específicos).
O ideal é que o curativo seja realizado por outra pessoa, não pelo próprio paciente. Alguns cuidados para a realização do curativo em casa:
Organize o Material Para o Curativo
Separe o material e observe datas de validade. Um apoio para o pé deve ser colocado.
Preparação
Lave as mãos e coloque as luvas. Deixe o paciente em posição confortável, colocando a perna sobre um apoio. Retire com cuidado o curativo anterior para não ferir ou causar dor. Use o soro fisiológico para umedecer a região e facilitar a retirada do curativo.
Limpeza
Lave o local da úlcera com soro fisiológico, passando suavemente gazes umedecidas para remover secreções. Caso necessário, repita este procedimento para deixar a região bem limpa.
Novo Curativo
A depender da orientação médica, aplique o gel ou pomada prescrito. Coloque com delicadeza o novo curativo usando rayon e gaze sobre o ferimento, cobrindo a úlcera em sua totalidade. Enfaixe o local com atadura não muito apertada. Caso o paciente vá se movimentar, coloque a faixa elástica sobre a atadura, iniciando a compressão no meio do pé e subindo em direção ao joelho. Caso vá fazer repouso, mantenha a perna elevada acima do nível do coração.
51 Comentários
Parabéns pela clareza, e orientações aqui encontrada.
Obrigada! Ficamos felizes em poder ajudar.
O Dr. Percebi q tenho esse problema
A ferida tá bem pequena
Meu medo e dela se espalhar.tem alguma pomada q sare antes de piorar ou preciso passar urgente com o cardio
Olá, Sandra! Para que eu possa indicar o tratamento mais adequado pro seu caso, é necessário uma consulta médica para avaliação detalhada. Por favor, entre em contato conosco através dos números (11) 9 4460-7931 e 3129-7100. Será um prazer te atender. Forte abraço!
Tenho varizes, e derrepente apareceu uma feridinha perto do meu pé, e está enframando ,oque eu posso estar fazendo
Olá, Maria Aparecida! Para indicar o tratamento mais adequado para o seu caso, inicialmente é necessário uma consulta para avaliação detalhada. Entre em contato conosco através dos números para agendamentos e informações (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Estamos localizados na Rua Dona Adma Jafet, 74, Conj. 155, Bela Vista, São Paulo/SP. Será um prazer te atender. Abraço!
Tomo Ass e a ulcera está sangrando o que faço
Solange, seu caso precisa ser avaliado, tanto o motivo pelo qual está tomando o AAS quanto a úlcera para saber o melhor a se fazer. Procure um cirurgião ou cirurgiã vascular.
Oi Boa Tarde gostaria de uma informação, minha mãe tem varizes e tem reumatismo a muitos anos e toma várias medicamentos ,infelizmente com a doença os ossos acabam apresentando algumas deformidades ósseas e o pé dela foi o que mas sofreu e em.E ela sempre apetece ferida somará para cicatrizar. Mas agora tem uma q não cicatriza e ainda não para de sair agua e já foi no médico tomu antibiótico mas gostaria de saber qual especialista seria indicado pois nenhum ajudou até agora .Desde já agradeço a atenção.
Olá, Maria! Sou especialista nessa patologia. Entre em contato conosco para agendar um atendimento para sua mãe, será um prazer atendê-la. Estamos localizados na Rua Dona Adma Jafet, 74, Conj. 155, Bela Vista, São Paulo/SP. Fones: (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Abraço!
Tenho uma e estou em tratamento passando a pomada e fazendo o curativo, gostaria de saber quanto tempo demora pra sarar se realmente ela Sara? E tenho que usar a meia elástica pra ajudar a sarar.
Olá, Josecarla! Para cada caso, é indicado um tratamento específico e para tal, é necessário uma consulta médica para avaliação. Indico você continuar o acompanhamento com seu(a) médico(a) vascular para verificar se o tratamento está surtindo efeito. Desejo melhoras para você. Um abraço!
gostaria de saber se quando a ulcera varicosa começa a sangrar um pouco e um bom sinal ?
Olá, Cintia! Os fundo avermelhado da úlcera é um bom sinal que a cicatrização está ocorrendo, no entanto o tratamento da Insuficiência venosa e cuidados específicos com a ferida são fundamentais para a cicatrização da mesma e para evitar recidiva. O acompanhamento pelo Cirurgião Vascular é fundamental. Um abraço!
Oi doutora boa tarde! Eu tenho úlcera varicosa e sinto muita dor foi devido a um queimadura de moto já tem 6 mês que estou assim! Eu não sei o que fazer já usei vários tipos de pomada! E nada tá ajudando! O que eu possa fazer?
Olá, Patricia! É necessário que você seja avaliada, examinada, para que o tratamento correto seja instituído! Só assim a ferida irá cicatrizar. Procure um cirurgião vascular! Estou à disposição!
Minha irmã tem um ferida horrível não consegui cicatriza não sei mais o que fazer
Adriana, ela deve ser avaliada por um cirurgião ou cirurgiã vascular.
O
Boa noite tenho úlcera varicosa vive abriendo e fecha com bota de una que faço pra ñ mais abrir
Olá, Nilzileia! Para te indicar o melhor tratamento, precisamos realizar uma consulta para avaliação detalhada do seu caso. Estou à disposição. Abraço!
A minha perna tem uma úlcera varicoza considerada grande, que pega até perto do tornozelo, gostaria de saber se é perigoso e porque está se formando um vermelhidão em toda a circunferência da perna onde encontra a ferida, ou seja seja o vermelhadão está em volta de toda a canela até a outra extremidade da ferida.
Obrigada
Meire, você deve procurar ajuda médica com urgência, pois pode estar havendo infecção de ferida que deve ser imediatamente tratada. Além disso, a causa da úlcera varicosa deve ser tratada (a causa é a Insuficiência Venosa Crônica) para que, juntamente com os cuidados locais com a ferida, essa seja cicatrizada.
Boa tarde doutora!
Minha mãe tem trombicitose essencial que está em tratamento fazendo uso do remédio anegrelide.. porém pela segunda vez aparece uma ferida úlcera varicosa… desta vez na região inferior do tornozelo… está com aspecto amarelado e não tem cheiro… muito inflamado ao redor, e com o pé muito inchado e com muita dor… tem a De vida higiene com o ferimento, faz uso de pomada… o que podemos fazer pra ajudar e acelerar o processo da cicatrização?
Roseneide, para cicatrizar uma úlcera varicosa são necessários não apenas cuidados locais com a ferida, mas também o tratamento da causa da úlcera, ou seja, da Insuficiência Venosa Crônica. A trombocitose essencial pode também agravar a ferida, e no caso dela os cuidados devem ser redobrados. É imperativo que ela faça uma avaliação com um cirurgião / cirurgiã vascular.
Dra Nayara boa tarde,,tenho 65 anos moro atualmente nós Estados Unidos estou com uma úlcera varicosa no pé esquerdo interior faz um ano,,já fui há vários médicos aqui e não obtivemos resultados a Dra faria uma consulta online ??por favor
Aguardo ansiosamente sua resposta pois achei muitoooo coerente suas explicações sobre úlcera varicosa ,, Gratidão
Audeli, terei um enorme prazer em ajudá-la. Estamos sim atendendo via Telemedicina (consulta online). Saiba mais nesta página: https://www.dranayarabatagini.com.br/telemedicina/
Entre em contato com minha secretária para maiores informações: (11) 94460-7931 (WhatsApp) / (11) 3129-7100. Um abraço.
tem alguma pomada para usar
Alexandre, orientações com relação aos cuidados com a ferida apenas após avaliação médica. Cada fase de cicatrização da ferida requer um cuidado específico com curativos específicos.
Olá.. estou fazendo curativo de úlcera varicosa em uma pacte em casa, e ela insiste em usar na limpeza somente água morna da torneira. Nâo aceita SF, segundo ela, arde. Sou tec de enfermagem, com larga experiência em curativos, e costumo usar somente soro. Fico insegura em utilizar somente água.
Sandra, realmente o recomendado é a limpeza com soro fisiológico 0,9%.
Dra Nayara, onde é seu consultório??? Estou no Rio de Janeiro. Minha mãe luta com essas úlceras faz décadas. Esteve em diversos especialistas e já fez diversos tratamentos. Nada deu resultado.
Rosilene, estamos localizados no bairro da Bela Vista, São Paulo – SP, em frente ao Hospital Sírio Libanês. Entre em contato conosco: (11) 3129-7100 / (11) 94460-7931. Estou à disposição!
Olá Dr Tenho Úlcera nas duas pernas a mas de 2 anos e não está inflamada mas coça muito e por isso quando eu coço acaba ferindo mas, tem algum medicamento para evitar a Coçar ?
Lorraine, é preciso investigar a causa e tratar suas úlceras. O prurido que ocorre muitas vezes é por uma dermatite que ocorre ao redor da úlcera. Procure um Cirurgião / Cirurgiã Vascular.
Olá gostei muito do seu artigo, vou acompanhar seu blog
seu conteúdo vem me ajudando
bastante, muito obrigado.
Obrigada!
Muito útil explicação da,Dra…esclareceu minhas dúvidas… Enviarei seu contato para minha sobrinha Q está cm esse problema…obrigada
Marlene, fico feliz em poder ajudar!
Olá Dra! Tudo bem? Minha mãe tem 86 anos a há 3 meses saiu uma ferida no tornozelo que não fecha. Ela já está passando com o vascular, já tomou antibióticos, corticoides, anti-inflamatórios, já usou a bota de una, a placa de prata mas infelizmente não se adaptou e a ferida está aumentando. Fazemos os curativos diariamente com a barreira de óxido de zinco e usamos a colagenase com antibiótico mas não melhora. Estou meio desesperada…Há algum outro tratamento sem ser cirúrgico?
A Doutora atende pelo prevent sênior?
Olá, Cassia, toda ferida precisa ter sua causa identificada, e a causa deve ser tratada. Curativos são importantes mas não são suficientes para cicatrização da ferida. Obs: Não antendemos convênios no consultório!
Boa noite, Dra Nayara
Tive problemas com uma úlcera varicosa a seis anos atrás. Ela cicatrizou depois de um tratamento e uma internação de 8 dias. E agora depois de 6anos ela voltou esta doendo muito. Começou com uma queimação e agora ta começando a ferir, mas a minha perna está muito inchada e parece que tem algum líquido amarelado debaixo da pele que se formou depois cicatrizou quando tive. Não tenho mais convênio médico. Na área pública eu não sei se eles têm vascular de plantão. Na ausência de um especialista da área que médico posso me consultar, poque tou com muita dor .
Adriana, realmente que faz o tratamento de úlcera varicosa é o cirurgião vascular. Você precisará de um especialista!
Venho sofrendo com esse ploblema a 6 meses meu Deus como dói ?fico logo querendo ficar boa, mas processo é lento demais estou fazendo uso do medicamento venula e Premidisona, pra falar verdade não estou vendo resultado nenhum estou e piorando…
Marinalva, você já procurou um cirurgião / cirurgiã vascular? É necessária uma avaliação completa do seu caso.
Depois de fazer uma aplicação com espuma, apareceu umas bolas de sangue. O médico furou está bolha, removeu a pele. Ficou uma ferida. Estou fazendo curativo com um enfermeiro especializado,. Aferid não fecha e estou sentido muitas dor. Tipo umas fisgadas. Re.edio nenhum tira esta dor. Estou desesperado coma a dor. O que fazer?
Olá, Aparecida! Para indicar o melhor tratamento para o seu caso, é necessário uma consulta para avaliação. Entre em contato conosco através dos números para agendamentos e informações (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Estamos localizados na Rua Dona Adma Jafet, 74, Conj. 155, Bela Vista, São Paulo/SP. Será uma honra de atender. Abraço!
Olá Nayara, Minha mãe tem Úlcera Varicosa,e queria saber se é normal Sangrar muito na ferida?
Olá, Lucia! Varia muito de caso para caso. Para entender o caso da sua mãe, inicialmente é necessário uma consulta para avaliação completa do caso. Estou à disposição. Abraço!
Oi Dra: Nayara tudo bem? Dra Nayara meu marido tem úlcera já fez aquele negócio de colocar espuma nas veias a ferida fechou. Mas ainda continua amarela o machucado e dói muito diz ele oq devo fazer Dra Nayara
Olá, Markia! É importante o seu esposo realizar o acompanhamento regular com o médico(a) cirurgião vascular. Estou à disposição. Um abraço!