Aproximadamente 30% da população mundial sofre com algum tipo de problema circulatório. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), devido principalmente à pré-disposição genética e a grandes mudanças hormonais ao longo da vida, deste percentual cerca de 70% são mulheres e 30% são homens.
Um dos problemas circulatórios mais comuns são as varizes e demais estágios da Insuficiência Venosa Crônica. No Brasil, cerca de 35% da população com mais de 20 anos apresenta algum grau desta doença. Apesar de ser um problema comumente associado às mulheres, até 10% dos homens também são acometidos por esta patologia.
As varizes são veias anormais, as quais sofreram dilatação devido ao enfraquecimento da parede do vaso. Estas veias tortuosas e de coloração esverdeada podem surgir em qualquer parte do corpo, mas são muito mais comuns nos membros inferiores e na pelve, não havendo distinção entre varizes masculinas ou femininas.
As Varizes tanto nos homens quanto nas mulheres tem como principal causa a predisposição genética. Nos homens, assim como nas mulheres, alguns fatores aumentam o risco de desenvolver a doença:
Alguns pacientes podem não ter sintomas. Os sintomas das varizes mais comuns são:
As varizes podem causar desconforto estético também em homens, que apesar dos pêlos as encobrirem parcialmente, acabam se tornando visíveis com a progressão da doença.
Nos estágios mais avançados ocorrem alterações na coloração e espessura da pele, as chamadas dermatite ocre e lipodermatoesclerose respectivamente. Na fase mais avançada da doença ocorre o aparecimento de úlceras varicosas de difícil cicatrização.
Apesar de serem muito mais comuns em mulheres devido a interferências hormonais durante os ciclos menstruais, gestação, uso de anticoncepcionais dentre outros, os vasinhos também podem aparecer nos homens.
Podem gerar desconforto estético como também sensação de queimação local. Muitas vezes estão presentes juntamente com as varizes.
As varizes pélvicas nos homens se manifestam muitas vezes como varicocele, que são veias dilatadas na região do saco escrotal. Elas se desenvolvem pela insuficiência de veias abdominais e pélvicas, sendo a veia gonadal esquerda a principal delas.
É importante que as varizes sejam avaliadas já nas fases iniciais, mesmo que ainda com pouco ou nenhum sintoma, para que o tratamento seja instituído antes do aparecimento de complicações. Cuide da sua saúde vascular!
A Dra. Nayara Cioffi Batagini é graduada pela Universidade de São Paulo em Cirurgia Vascular e Endovascular, possui Doutorado pela mesma Universidade e conta com especialização de um 1,5 ano no Departamento de Cirurgia Vascular e Endovascular da Cleveland Clinic Foundation, Estados Unidos.
Gostaria de receber uma ligação?
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com.br
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.