O Aneurisma da Artéria Esplênica consiste na dilatação da artéria que vasculariza o baço. A artéria esplênica origina-se no tronco celíaco (responsável por vascularizar muitos órgãos abdominais, pois além da artéria esplênica, a artéria hepática e a gástrica esquerda também se originam deste mesmo tronco). O seu trajeto é tortuoso até atingir o baço, órgão abdominal responsável por grande parte da imunidade do organismo.
Os aneurismas da artéria esplênica são raros, acometendo cerca de 0,1 a 2% da população. A incidência é quatro vezes maior em mulheres, principalmente nas que já tiveram mais de um filho, devido a interferências hormonais e hemodinâmicas que podem alterar a parede desta artéria.
Geralmente o aneurisma da artéria esplênica é assintomático, característica comum em aneurismas, o que torna a descoberta deste quadro patológico muito difícil, exceto nos casos nos quais haja rotura. Casos de rotura se apresentam com dor abdominal e hipotensão.
A descoberta costuma acontecer durante exames de rotina como Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética realizados por outros motivos.
Segundo o Guideline para o manejo de aneurismas viscerais publicado em 2020 pela Society for Vascular Surgery (Sociedade Americana de Cirurgia Vascular), a indicação cirúrgica deve ser realizada para aneurismas esplênicos verdadeiros e que sejam assintomáticos quando atingem 3 cm. Para mulheres em idade fértil e com potencial de gestação, a indicação cirúrgica é feita para todos os casos independente do diâmetro devido à altíssima mortalidade materna e fetal de uma rotura do aneurisma durante a gestação. No entanto sempre critérios clínicos e individuais são levados em consideração para a indicação cirúrgica.
Casos em que se apresentem com aneurisma com dor ou aneurisma roto tem indicação de cirurgia de urgência independente do diâmetro. Casos de pseudoaneurismas também devem ser operados independente do tamanho.
Atualmente a técnica mais usada e menos invasiva para tratamento do aneurisma da artéria esplênica é a Endovascular.
Na Cirurgia Endovascular é realizada uma punção na virilha ou no braço e utilizando fios guias e cateteres chega-se até o local do aneurisma. A depender da anatomia da artéria e do aneurisma podem ser utilizados materiais de embolização para ocluí-lo (Ex. molas) e/ou stents para fechar a entrada do aneurisma. Algumas vezes são necessárias combinações de técnicas.
Alguns casos necessitam de cirurgia aberta para correção. É realizada a ligadura do aneurisma. Algumas vezes é necessária a ressecção do baço (esplenectomia).
A Drª Nayara Cioffi Batagini é especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular, graduada pela Universidade de São Paulo (USP) com especialização (Fellowship) de 1,5 ano em um dos maiores centros de tratamento de doenças vasculares do mundo, a Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos.
Gostaria de receber uma ligação?
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com.br
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
72 Comentários
Tenho aneurisma na artéria esplênica 2,9m. Devido a covid 19 minha consulta foi cancelada. Pois dependo de hospital público. Gostaria de orientações na urgência da minha situação. Se a necessidade de procurar ajuda particular.
Qual os meus riscos nessa espera?
Me ajudem por favor.
Raquel, o risco de rotura de um aneurisma de esplênica deste tamanho depende de vários fatores, como sua idade, chance de gravidez e características anatômicas do aneurisma. Quando possível, retome o seguimento Vascular!
Dra tenho aneurisma na arteria esplênica , está com 2 cm e o medico me disse que vai manter controle, vou fazer angiotomografia na segunda, minha pri.eira ressonância foi em janeiro e para ser sincera me assustei pq ele me disse que o riscobda cirurgia era maior do que manter o controle
Edna, a indicação cirúrgica para aneurismas de artéria esplênica leva em conta muitos fatores além do diâmetro, como idade fértil (pois na gestação o risco de rotura é muito alto), morfologia do aneurisma, crescimento, sintomas, entre outros. Um aneurisma de artéria esplênica de 2 cm pode ser acompanhado a depender dos demais fatores. É necessário um seguimento Vascular. Estou à disposição caso queira agendar uma consulta! Um abraço.
Bom dia Dra !!Pode m passar onde atende
Edna, meu consultório fica na Bela Vista, São Paulo. Estou à disposição caso queira agendar uma consulta: (11) 3129-7100 / (11) 94460-7931.
Dra Nayara fui diagnosticado como tendo aneurisma esplênico apos uma CT de torax, tem 1,6cm, tenho 68 anos de idade, pergunto: Qual.deve ser minha conduta frente a este caso?
Agradeço fesde ja por sua valiosa ajuda.
Olá, José Ronaldo! É importante você ir em consulta com um médico Vascular para avaliação e acompanhamento do seu caso. Estou à disposição. Abraço!
Bom dia minha mãe está com 8mm tem algum perigo e preciso fazer cirurgia como devo proceder
Olá, Ellen! É necessário avaliar o caso da sua mãe para uma conduta médica adequada. Abraço!
Dr. Meu sobrinho tem 16 anos. Está com 30mm de aneurisma na vei esplenica. Será q precisa de cirurgia?
Olá, Dilene! Só é possível indicar o tratamento mais adequado para o seu sobrinho, após consulta médica, pois preciso avaliar o caso, bem como os exames e demais processos do atendimento. Entre em contato conosco através dos números para agendamentos e informações (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Será um prazer atendê-los. Abraço!
Dra. Descobrir em uma colangio RM do abdômen total que estou com aneurisma na artéria esplênica medindo 4cm. É caso para cirurgia?
Maria Costa, aneurisma de artéria esplênica de 4 cm tem indicação cirúrgica, pelo risco de rotura, ainda mais se você estiver em idade fértil. Estou à disposição para ajudá-la. Um abraço!
Olá. Foi encontrado uma provável aneurisma com calcificação parietal esplenica adjacente ao hilo esplenico medindo 8×8mm na minha mãe. O que é isso???? Qual especificidade procurar? Ela pode morrer ,??
Caroline, 8 mm é um aneurisma de esplênica pequeno e se ela for assintomática provavelmente fará apenas seguimento clínico. Ela deve passar com uma Cirurgiã / Cirurgião Vascular!
Olá doutora.. meu exame mostra aneurisma com dilatação da porção hilar da artéria esplênica medindo 7,4 X 7,8 mm, outro exame mostra estenose acima de 70% em artéria mesenterica superior e processo ateromatoso difuso. Tenho 56 e minha pressão sob muito ate dormindo, agora em tratamento com losartana… uma dessas duas coisas pode fazer minha pressão variar o tempo todo? Sinto muita dor na barriga e embaixo da costeka esquerda…
Denise, você está acompanhando com um Cirurgião ou Cirurgiã Vascular? É muito necessário, dados os seus achados de aneurisma e estenose da mesentérica.
ainda não encontrei um vascular, fiz sexta feira angiocoroariografia cujo laudo ainda não está pronto e um tc tórax que aponta novamente o aneurisma, exames estes solicitados por um cardiologista.
Doutora qual o risco desta cirurgia? Embolização na artéria esplenica
Edna, fazemos cirurgias endovasculares, que são minimamente invasivas, que diminuem muito o risco cirúrgico. Estou à disposição para avaliá-la: (11) 3129-7100 / (11) 94460-7931. Um abraço.
Dra. Descobri que tenho um aneurisma sacular de artéria esplênica menor que dois centímetros, meu médico sugeriu fazer o acompanhamento, tenho 39 anos nunca engravidei e não pretendo engravidar, gostaria de saber se devo cuidar com algum esforço, exercícios?
Marcia, atualmente a indicação de tratamento cirúrgico para aneurisma de esplênica é para diâmetros acima de 3 cm, conforme o último guideline internacional. No entanto se a paciente está em idade fértil, todas devem ser tratadas. No seu caso, se você realmente não tem desejo de gravidez, todas as precauções contraceptivas devem ser tomadas pois há risco de rotura do aneurisma em uma eventual gravidez. Para maiores orientações de seguimento, é necessário conversar com seu cirurgião vascular. Fico à disposição!
Beatriz
Dra, estou com um aneurisma fusiforme o tamanho de 0,9×0,8, faz um mês q sinto dores ao fazer algum trabalho simples como varrer a casa por exemplo, estou com 67 anos, ando muito estressada ultimamente.
Minha prima fez uma cirurgia devido aneurisma na veia esplênica, mas está sentindo muita do no pós cirurgia. É normal essa dor. Está doendo muito, tem 48 horas da cirurgia. Não tem posição boa para ficar. É viável qual remédio?.
Olá, Maria Luiza!! Para este caso, é necessário verificar com o médico que atendeu sua prima, para que sejam tomadas as medidas mais adequadas. Desejo melhoras e boa recuperação. Abraço!
Boa noite!
Fiquei a saber em janeiro após um tac aos pulmões que tinha um aneurisma de 1,8cm semicalcinado deveria ter revisão em Junho mas ela pandemia ficou tudo cancelado a nível de consultas de rotina.
Tenho 51 não estou na menopausa mas comecei a fazer um tratamento de seis meses com Progeffik para retardar uma pre menopausa.
Sem acompanhamento devo ficar atenta?corto algum risco acréscimo com este tratamento? Ong
Patricia, você deve fazer o acompanhamento periódico do aneurisma de esplênica com uma cirurgiã / cirurgião vascular, independente do uso de medicações na menopausa. Pode haver crescimento ao longo dos anos, por isso deve ser acompanhado.
Destacam prováveis dilatações aneurismáticas saculares na artéria esplênica distal a maior medindo 9,0 mm, calcificações periféricas parientais.Estou muito nervosa
Renildes, você deve passar por uma avaliação vascular. A depender o aneurisma deve ser tratado cirurgicamente.
Dr meu Aneurisma esplênica sacular é de 1,4 cm.Qual o tipo de tratamento,e qual o rico de romper e morrer?
Olá tenho 56 anos, minha tomo apresentou ateromatose de aorta abdominal com aneurisma de paredes calcificadas no terço distal da arteria esplenica medindo 10mm… isso é aneurisma abdominal? Estou tendo elevação de pressão até dormindo difícil de controlar, sofri uma queda fei e depois disso passei a ter dores nas laterais da barriga perto dos arcos costas e não descobrem o porque dessa dor… poderia me orientar?
Denise, pela sua descrição o aneurisma é na artéria esplênica, não na aorta. Você precisa de uma avaliação com um cirurgião ou cirurgia vascular. Entre em contato conosco se desejar agendar uma consulta: (11) 94460-7931 / (11) 3129-7100.
Oi dra.. encontrei um especialista e ele indicou acompanhar o crescimento do meu aneurisma esplênico devo retornar agora para novo exame de imagem… ele disse que isso não dói, mas eu sinto dor, tb tenho tido crises de refluxo, tenho Distrofia muscular e não sei se isso contribui para o surgimento de aneurisma.
Ele disse que se aumentar para 2 cm tem de operar e remover o baço, precisa mesmo retirar o órgão? Não há outra forma???
Denise, existem algumas opções de cirurgia para tratamento de aneurisma de esplênica.Para saber qual a técnica indicada para seu caso, apenas avaliando!
Eu fiz uma ressonância e apareceu aneurisma esplenica,de 2cm gostaria de saber qual exames deveria fazer para obter mais detalhes?
Andreia, você precisa fazer uma avaliação. Seu aneurisma tem um tamanho considerável. Estou à disposição caso queira fazer uma consulta!
Estou muito nervosa porque existe uma dilatação aneurismatica com calcificação parietal do terço médio da artéria esplenica com 1,1 cm…meu medico esta de férias…
Maria Cristina, fique calma e volte com seu cirurgião vascular assim que possível.
Bom dia, doutora. . Fiz hoje uma tomografia do tórax… E um dos resultados foi, em transição toracoabdominal: dilatação fusiforme do tronco celíaco com calibre de até 1,2 cm. Associam se alguns focos de calcificação parietal… É algo que necessita de acompanhamento médico? Grato
Fernando, sim, é necessário um acompanhamento vascular. Estou à disposição caso queira agenda uma consulta! (11) 3129-7100 / (11)94460-7931
Tenho aneurisma da esplenica de 14,7 mm de diametro., calcificado preenchido por trombo hipodenso.Bsixa vascularizacao . Mas sinto dor as vezes.Estou acompanhando
Olá, Roberta, sim, você deve sempre fazer o acompanhamento com um cirurgião ou cirurgiã vascular e endovascular, para avaliar crescimento se há ou não indicação cirúrgica.
Obrigada Dra. Nayara. Vou procurar um especialista aqui no RJ…pena que seu consultório é em SP…
Maria Cristina, faço também atendimentos via Telemedicina (consulta online) caso seja do seu interesse. Tenho muitos pacientes do RJ. Estou à disposição caso queira agendar uma consulta: (11) 3129-7100 / (11) 94460-7931.
Olá! Fiz uma TC de abdômen total e foi visualizado um aneurisma da artéria esplênica medindo 0,9 cm. Sinto mtas dores do lado esquerdo (como se fosse renal), esse tipo de aneurisma tem sintomas e o q devo fazer ?
Patrícia, o aneurisma de esplênica pode sim gerar dor, e nesse caso deve ser tratado. No entanto é necessário descartar outras causas para a sua dor, pois o aneurisma é pequeno. Estou à disposição caso queira agendar uma consulta: (11) 3129-7100 / (11) 94460-7931.
Dra, tenho sentido, nas horas de repouso, uma pulsação muito forte e incomoda, no lado esquerdo, na altura do rim, abaixo das costelas. Pode ser aneurisma?
Na verdade e da minha mãe que foi constatado esse aneurisma esplênica mesentérica ,estou muito atordoado, ja marquei um medico na area de cirurgia vascular, gostaria de saber dos cuidados, pelo fato de ela nao refirir dor, mais o receio e pelo tamanha que ja esta que e de 2,8 por 1,9cm
Boa noite, minha mãe ao fazer exame de rotina de us de abdomem descobriu aneurisma de veia esplenica mesentérica, apos confirmada com angiotomografia, com tamanho de 2,9cm por 1,9cm, to bem atordoado e muito preucupado, ja marquei uma consulta com cirurgião vascular, quais os cuidados que ela deve tomar devido de esse problema ate lá dra
Edgar, um dos cuidados que ela deve tomar é controlar a pressão arterial. E realmente fazer uma avaliação vascular.
Bom dia .Fiz uma Angio Ressonância da aorta abdominal e apresentou dilatação aneurismática sacular parcialmente trombosada, medindo
cerca de 22 x 16 mm.
E também fiz uma TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO ABDOME E PELVE e apresentou Fígado de volume e contorno normais, apresentando imagem ovalada levemente hipodensa,
hipercaptante de contraste na fase arterial, sem expressão nas demais fases do estudo dinâmico, situada no
segmento IV-A, medindo cerca de 12 x 9 mm, podendo corresponder a adenoma ou hiperplasia nodular
focal. A critério clínico correlacionar com ressonância magnética com contraste hepatoespecífico.
Não há dilatação das vias biliares intra ou extrahepáticas.
Vesícula biliar parcialmente distendida, sem sinais de espessamento parietal.
Baço com dimensões e impregnação pelo meio de contraste normais, apresentando focos de
calcificação esparsos, indicativo de granulomas residuais.
Pâncreas e adrenal esquerda sem anormalidades.
Pequeno espessamento nodular do corpo/coluna lateral da adrenal direita, medindo cerca de 9
mm, indeterminado.
Rins tópicos, de configuração e dimensões normais, concentrando e eliminando o meio de contraste
simetricamente e sob boa densidade, sem sinais de hidronefrose ou de litíase.
Diminuto cisto cortical na borda anterior do terço médio do rim direito, medindo 5 mm.
Aorta e veia cava inferior de curso e calibre normais.
Dilatação aneurismática, com calcificações periféricas, da artéria mesentérica superior, medindo
cerca de 20 x 15 mm.
Ausência de linfonodomegalias retroperitoneais ou pélvicas.
Kenya, estou à disposição caso queira agendar uma consulta para que eu possa avaiar o seu caso: (11) 3129-7100 / (11) 94460-7931.
Dra Nayara.
Meu exame deu aneurisma na artéria esplênica parcialmente calcificado medindo 1,2×1,1Cm no diâmetro axial com colo de 0,5 cm.
Aorta e artérias ilíacas com trajeto e calibre dentro da normalidade, com calcificações parientais, ssm evidências de estenose ou dilatação.
Nesse caso é acompanhamento ou necessário uma cirurgia ?
Se caso for uma cirurgia é necessário retirar o baço?
Olá, Paula! Para uma conduta médica adequada, é necessário uma consulta para avaliação completa do seu caso. Entre em contato conosco através dos números para agendamentos e informações (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Estamos localizados na Rua Dona Adma Jafet, 74, Conj. 155, Bela Vista, São Paulo/SP. Ficarei feliz em te atender. Abraço!
A sra faz consulta on line?
Olá, Ana! Sim! Além das consultas presenciais realizo consultas online, via Telemedicina. Entre em contato conosco através dos números para informações e agendamentos (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Minha equipe passará todos os detalhes sobre o atendimento. Ficaremos felizes em te atender. Um abraço!
Bom dia dra. Nayara, idosa de 87 anos, ativa, relata apresentar aneurisma no baço. Existe alguma contra-indicação para realizar pilates?
Olá, Viviane, para qualquer tipo de orientação é preciso uma consulta médica com avaliação do caso dela!
Maria de Fátima 09/12/22
Dra.fiz um ressonância magnética com 1,0cm no terço médio da artéria esplênica, ausência de sinais de linfonodomegalias retroperitoneais,assim como de coleções líquidas intracavitaria.
Passei por um Vascular ele quer fazer cirurgia no meu Braço.Mas pesquisei nós comentários das pessoas que escreveu pra você .o meu ainda é muito pequeno.o que devo fazer. muito obrigada pela atenção
Olá, Maria de Fátima! Para que eu possa indicar o melhor tratamento para o seu caso, é necessário uma consulta para avaliação. Entre em contato conosco através dos números para agendamentos e informações (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Será um prazer te atender. Abraço!
Bom dia Doutora. Quak seria o percentual de risco da necessidade de uma transfusão de sangue em uma cirurgia de aneurisma da artéria splênica com indicação de embolização?
Valdinei, depende da complexidade da cirurgia. Em geral neste tipo de procedimento não é necessária transfusão de sangue caso tudo corra dentro do esperado.
Tenho aneurisma também
Olá ,tenho um aneurisma da artéria esplênica pequeno,minha médica pediu para ficar em observação fazendo exames a cada seis meses,mas acabei ficando sem convênio saúde ,e já fazem quase dois anos que não faço o exame,o problema é que venho sentindo dores em fisgadas e sinto uma queimação bem abaixo da costela esquerda e fica doendo, será que é do aneurisma?estou muito preocupada ,nervosa .
Olá, Elessandra! Inicialmente é necessário uma consulta para avaliação do seu caso. Estou à disposição. Abraço!
Dr. Quando estou em repouso sinto uma grande pulsação do lado esquerdo do tórax, lateral na altura do rins, pode ser Aneurisma? Não sou fumante tenho 31 anos e 3 gestações. Aguardo seu retorno por gentileza.
Olá, Mayara! Para um diagnóstico correto, é necessário uma consulta para avaliação do seu caso. Nossos números para agendamentos e informações são (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Estamos localizados na Rua Dona Adma Jafet, 74, Conj. 155, Bela Vista, São Paulo/SP. Será um prazer te atender. Abraço!
olá doutora, estou bem apreensiva, pois 2 vasculares que consultei, alegavam que eu tenho de acompanhar o aneurisma pq nao tinha 2cm ainda, porém semana passada fiz outra angio e para minha surpresa o aneurisma que antes tinha 1mm agora tem 7mm e apareceram outros 2 também saculares na mesma artéria esplenica, um medindo 4mm e outro com 2mm, sendo que a artéria tem a espessura de 3mm somente. Ainda estou esperando a data da consulta com outro especialista na área, eu sei que existe um protocolo com relação ao tamanho e procedimentos cirurgicos, porém acredito que o meu caso é um pouco mais delicado, visto que são 3 aneurismas saculares na mesma artéria, ando com a pressao altissima e dificil de controle, os batimentos cardiacos chegam a 134 por minuto e mantem a maioria do tempo acima de 100, penso que isso se deve aos aneurismas, muita dor em flanco esquerdo, artéria mesentérica com 50% de estenose. No meu caso há protocolo de embolização ou outro tipo de intervenção para solucionar a questão dos aneurismas sem ter de esperar chegarem a 2cm ou romperem?
Olá, Denise! Para uma conduta médica adequada, é necessário uma consulta para avaliação do seu caso. Entre em contato conosco através dos números para agendamentos e informações (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Estamos localizados na Rua Dona Adma Jafet, 74, Conj. 155, Bela Vista, São Paulo/SP. Será um prazer te atender. Abraço!
Minha tomografia, imagem sugestiva de aneurisma sacular no terço medio/ distrai da artéria renal direita, medindo cerca de 1,4 cm de maior eixo, com o colo medindo aproximadamente 0,6 cm. Há também possivelmente pequeno aneurisma sacular no terço proximal da artéria esplênica medindo 1,0 cm maior eixo, com colo medindo 0,5 cm. Qual será o tratamento indicado pelo vascular. Obrigado.
Olá, João!! Para lhe indicar o tratamento mais adequado, é necessário uma consulta para avaliação do seu quadro, análise dos seus exames. Estou à disposição. Abraço!