
Fale conosco! Será um prazer ajudá-lo.
O que são teleangectasias?
Teleangectasias, popularmente conhecidas como “vasinhos”, são pequenos vasos finos e superficiais que podem aparecer isoladamente ou em grande quantidade de forma confluente. Teleangectasias se diferem das varizes devido ao calibre muito menor do vaso (cerca de 1 a 2 mm) e à camada em que aparecem (camada intradérmica).
As teleangectasias acometem homens e mulheres, no entanto sua prevalência é maior no sexo feminino – até 90% das mulheres possuem teleangectasias.
Quais são as causas das teleangectasias?
A predisposição genética é um dos principais fatores para o aparecimento das teleangectasias. Estão também relacionadas com fatores hormonais, como uso de anticoncepcionais, reposição hormonal, período gestacional, e por isso a maior prevalência no sexo feminino.
Quais os sintomas das teleangectasias?
Na maioria dos casos os vasinhos são assintomáticos e o desconforto maior é estético. Em alguns casos pode haver dor, queimação local e sensação de peso nas pernas.
Como é feita a avaliação das teleangectasias?
A avaliação deve ser feita sempre pelo cirurgião vascular. Uma avaliação clínica completa, muitas vezes com associação do Ultrassom Doppler, é capaz de identificar se trata-se de teleangectasias isoladas ou se há varizes e/ou acometimento concomitante de outras veias maiores da perna (como as veias safenas). Também é realizada a avaliação com o aparelho de realidade aumentada (foto ao lado) que é capaz de mostrar, através de um feixe de luz vermelha, a rede de teleangectasias e a presença de veias nutrícias (nutridoras) dos vasinhos.
Esta avaliação completa é necessária para que o melhor tratamento seja indicado e o índice de recidiva dos vasos seja baixa.
Como é feito o tratamento das teleangectasias?
Se os vasinhos são nutridos por varizes, estas devem ser tratadas primeiramente. O tratamento isolado dos vasinhos sem o tratamento das varizes é ineficaz, ou seja, há alta chance de retorno dos mesmos e às vezes mais intensos do que eram. Assim, é necessária a cirurgia ou outro método de tratamento das varizes antes de se iniciar o tratamento dos vasinhos.
As técnicas mais utilizadas para tratamento dos vasinhos são a escleroterapia convencional e o laser transdérmico associado à escleroterapia (técnica de CLaCS).
