Fale conosco! Será um prazer ajudá-lo.
O que são varizes?
Varizes são veias dilatadas, tortuosas e azuladas, que aparecem principalmente nas pernas. Acometem cerca de 30% da população, sendo que a prevalência em mulheres é 3 vezes maior que em homens. Essa maior prevalência no sexo feminino é justificada pelas flutuações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual e gestação, as quais podem gerar alterações no sistema venoso.
As veias das pernas reconduzem o sangue para cima após este ter irrigado os membros inferiores. Possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade, de forma que o sangue que circula pelas veias tenha trajeto sempre ascendente (no sentido do coração). Quando estas válvulas não funcionam com eficiência (refluxo), o sangue passa a se acumular e seguir trajeto para as veias mais superficiais, levando à dilatação dessas e consequentemente às varizes e suas complicações.
Quais são as causas das varizes?
As varizes podem ser classificadas como primárias ou secundárias.
As varizes primárias tem como principal causa a herança genética. Tem origem no próprio sistema venoso superficial dos membros inferiores, ou seja, nas veias presentes abaixo da pele / subcutâneo. No entanto, os seguintes fatores de risco podem provocar sobrecarga venosa e contribuir para o agravamento do quadro:
- Sobrepeso e obesidade
- Sedentarismo
- Gestações
- Longos períodos em pé
- Uso de hormônios, como por exemplo anticoncepcional ou reposição hormonal
- Tabagismo
As varizes secundárias são aquelas que surgem após uma alteração no sistema venoso profundo, ou seja, nas veias presentes profundas à membrana que envolve os músculos da coxa e perna. Este sistema profundo é responsável por 90% do retorno venoso dos membros inferiores, e lesões no mesmo acarretam o desvio do sangue para o sistema venoso superficial e consequente dilatação de suas veias. Trombose venosa profunda, pós-trauma e doenças congênitas são causa de varizes secundárias.
O que são veias safenas?
As veias safenas fazem parte do sistema venoso superficial e são veias de grande extensão. A veia safena magna inicia-se no tornozelo, percorre toda a face interna da perna e coxa e desemboca no sistema venoso profundo na região da virilha. Já a veia safena parva inicia-se no tornozelo, percorre a panturrilha e desemboca nos sistema venoso profundo atrás da prega do joelho.
As veias safenas quando estão insuficientes (com refluxo) se tornam dilatadas e contribuem para o aparecimento das varizes. Neste caso devem ser tratadas para evitar a recidiva das varizes.
Quais são os sintomas das varizes?
A maioria dos pacientes apresenta dor e sensação de peso ao final do dia, muitas vezes associados a inchaço das pernas. Esses sintomas tendem a piorar com a postura ereta e melhorar ao repouso com os membros elevados. Queixas como dor e queimação no trajeto das veias também podem ocorrer. Alguns pacientes não apresentam sintomas, sendo a queixa principal o desconforto estético.
As varizes são uma doença de caráter evolutivo, com tendência a piorar com a idade. Suas complicações são:
Hemorragia: sangramento do cordão varicoso pós-trauma. A depender do tamanho da veia, o sangramento pode ser em grande quantidade.
Tromboflebite: inflamação devido à formação de coágulos no interior das veias superficiais, levando à dor, vermelhidão e endurecimento local.
Alterações de pele: devido ao acúmulo de sangue de forma crônica, a pele da região dos tornozelos pode se tornar escurecida (dermatite ocre), avermelhada com prurido local (eczema varicoso), esbranquiçada (atrofia branca) ou até mesmo endurecida (lipodermatoesclerose).
Úlceras varicosas: estágio avançado da insuficiência venosa, no qual há aparecimento de feridas geralmente na parte interna do tornozelo, de difícil cicatrização.
Como é feito o diagnóstico de varizes?
O diagnóstico é clínico. Após exame físico detalhado, o principal método diagnóstico é o Ultrassom com Doppler. O exame é realizado de rotina em pacientes com varizes, a fim de apontar as causas do refluxo, avaliação das veias safenas, profundas e perfurantes e investigação de obstrução venosa.
Tratamentos das varizes
O tratamento depende do tipo e quantidade de veias acometidas, bem como das condições clínicas do paciente, podendo variar desde tratamento clínico, escleroterapia até tratamento cirúrgico. Uma avaliação completa é necessária para a decisão do melhor tipo de tratamento em cada caso.