Quando está indicado o tratamento clínico das varizes?

Pacientes com varizes de membros inferiores que não farão o tratamento cirúrgico por algum motivo devem realizar o tratamento clínico no intuito de diminuir os sintomas e evitar a progressão da doença. Pacientes muito idosos, ou com comorbidades que impeçam o tratamento cirúrgico ou o tratamento com a escleroterapia (espuma por exemplo) são os com maior indicação ao tratamento clínico isolado.

Devido à predisposição genética das varizes, mesmo pacientes que já realizaram cirurgias e tratamentos prévios devem sempre tomar as medidas clínicas necessárias para evitar a recidiva da doença.

Como é feito o tratamento clínico das varizes?

Exercícios físicos aeróbicos regulares, como caminhada, natação, bicicleta, são importantes em pacientes com predisposição ou já com varizes de membros inferiores.

Elevação dos membros ao repouso e evitar ficar muitas horas sentado com os membros pra baixo levam a melhora do peso e inchaço das pernas.

Alguns pacientes tem indicação de uso de medicamentos venotônicos, os quais auxiliam no controle dos sintomas.

Pacientes com inflamação ou úlceras necessitam terapias específicas e curativos especiais.

Qual é a função da meia elástica?

Uma das principais medidas clínicas é o uso regular da meia elástica. Trata-se de uma meia compressiva, com diferentes níveis de compressão do tornozelo às porções superiores do membro, provocando uma compressão homogênea. A função da meia elástica é promover a compressão da perna, e consequentemente das veias varicosas. Isto leva à uma diminuição do diâmetro das veias dilatadas reduzindo o refluxo que ocorre pelas mesmas. Também auxilia o funcionamento da musculatura da panturrilha. Com estas funções reduz a dor e inchaço ao final do dia, além de impedir a progressão ou recidiva da doença em muitos casos.

Existem no mercado vários tipos de meias elásticas, com diferentes compressões (suave, média, alta e muito alta) e diferentes comprimentos (3/4, 7/8 ou meia-coxa, meia-calça). Para cada caso está indicado um tipo de meia elástica e é necessária a receita médica. A meia deve ser colocada pela manhã e retirada ao final do dia.

Pacientes que foram submetidos a cirurgias ou certos procedimentos para tratamento de varizes devem usar a meia elástica obrigatoriamente por um período pré-determinado. Pessoas com histórico de trombose venosa profunda prévia ou insuficiência venosa crônica por outros motivos também devem fazer uso. Pessoas sem doença venosa, mas que fiquem muito tempo de pé e gestantes (devido à compressão do útero nas veias que drenam os membros inferiores) também devem usar a meia elástica prescrita pelo cirurgião vascular.

As medidas clínicas são extremamente importantes no controle da doença, no entanto nenhuma dessas medidas é capaz de exterminar as veias varicosas já presentes nos pacientes.