Inchaço ou edema de membros inferiores é um sintoma muito comum, principalmente na época de calor. Muitas vezes pode ocorrer em leve intensidade após muitas horas em pé, sem que signifique uma condição patológica. No entanto se o edema é persistente, tem início súbito, dura vários dias ou tem outros sintomas associados como dor ou vermelhidão, este deve ser o quanto antes investigado.
As causas de inchaço de membros inferiores são divididas basicamente em duas: causas sistêmicas e causa locais.
Causas sistêmicas:
O inchaço ocorre devido à retenção de líquido por alguma alteração no organismo. Este líquido, por efeito da gravidade, se acumulará nas extremidades dos membros inferiores. As principais causas sistêmicas são:
- Insuficiência cardíaca
- Insuficiência renal
- Insuficiência hepática
- Alterações da tireóide
- Uso de medicações como algumas utilizadas para hipertensão, diabetes e outras doenças.
Causas locais:
Alterações nas próprias pernas, principalmente no sistema circulatório, podem levar ao edema. As principais causas locais são:
- Insuficiência venosa, ou varizes de membros inferiores: esta é a causa mais comum de inchaço de membros inferiores por causa locais
- Trombose venosa profunda
- Linfedema
- Torções e outras lesões ortopédicas
- Erisipela
Caso ocorra inchaço da perna de início súbito associado à dor, é necessário procurar auxílio médico com urgência devido ao risco de ser trombose venosa profunda. Da mesma forma, inchaço associado à vermelhidão e dor também requer atendimento médico imediato, pois pode tratar-se de erisipela (infecção da pele). Em ambas as situações o início do tratamento deve ser imediato para evitar-se complicações.
Independente da causa, ficar longos períodos em pé ou sentado piora o edema. Da mesma forma o sobrepeso, a obesidade e o sedentarismo podem agravar o edema e, a depender da causa, até mesmo impedir que o mesmo seja resolvido com o tratamento da causa base.
Nos dias de muito calor, o organismo tem um maior trabalho para não superaquecer. Umas das formas de resfriar o organismo é a vasodilatação, ou seja, um aumento do calibre dos vasos das extremidades. O fluxo sanguíneo dos membros aumenta causando uma maior pressão capilar, que é o sistema responsável pela troca de nutrientes do sangue. Essa pressão tende a liberar mais líquidos no tecido, causando o inchaço. Mesmos pessoas sem nenhuma patologia sistêmica ou local podem apresentar este tipo de edema periférico.
Inicialmente a causa do inchaço deve ser diagnosticada. Por isso é fundamental a avaliação por um cirurgião vascular. Assim o tratamento específico é instituído.
As medidas abaixo auxiliam e muito na melhora do edema:
- Atividade física: o fortalecimento da musculatura da panturrilha melhora o retorno venoso
- Diminuição da ingestão de sal
- Repouso com elevação dos membros
- Drenagem linfática – para casos específicos e realizados por profissionais habilitados
- Uso de meias elásticas: prescritas pelo cirurgião vascular levando em consideração o melhor tipo de compressão elástica em cada caso.
Uso de diuréticos não é indicado, apenas quando esses fazem parte do tratamento da condição que causou o edema e ainda assim se prescritos pelo médico. Na grande maioria das causas de edema os diuréticos não trazem benefícios e podem até causar danos sistêmicos como alterações da função renal.
A Drª Nayara Cioffi Batagini é graduada em medicina com especialização em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Universidade de São Paulo (USP). Agende uma consulta e cuide de sua saúde em primeiro lugar.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com.br
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.