O aneurisma é uma dilatação e enfraquecimento da parede de uma determinada artéria e pode ocorrer por diversos fatores. Os aneurismas são na maioria das vezes assintomáticos e podem ser fatais quando se rompem.
Entenda quais são os mitos e verdades sobre os aneurismas:
Mito. O aneurisma cerebral é um dos tipos de aneurisma mais comuns, e é tratado pelo Neurocirurgião. No entanto qualquer artéria do corpo pode se dilatar e formar uma dilatação aneurismática, e nesses casos são tratadas pelo Cirurgião Vascular e Endovascular. O aneurisma da aorta abdominal é também um dos mais comuns, e ocorre na porção da aorta (principal artéria do organismo) que passa na região do abdome. Outras porções da aorta podem também se dilatar, como a aorta torácica (porção da aorta que passa no tórax). Os aneurismas da aorta tem como principal risco a rotura, que pode ser fatal.
As chamadas artérias viscerais, que são as que levam sangue para os órgãos como fígado, baço, intestino e rins, também podem desenvolver aneurismas. Outro tipo não muito raro de aneurisma é o de artéria poplítea, que é a artéria que passa atrás do joelho. Neste caso o principal risco é a trombose do aneurisma, interrompendo de forma súbita a irrigação sanguínea para a perna e o pé.
Verdade. Substâncias encontradas na composição do cigarro atacam a elastina, proteína que compõe as paredes das artérias, tornando-as mais frágeis. Isso contribui para o surgimento de um aneurisma.
Mito. Mesmo que seja uma doença muitas vezes assintomática, é possível identificar o aneurisma através de exames de imagem como Ultrassom, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Esses exames são indicados não só para o diagnóstico como para o estudo do tamanho, forma e posição para indicação do tratamento adequado.
O diagnóstico do aneurisma pode ocorrer por acidente, quando o paciente realiza os exames citados acima para outros fins.
Verdade. Na maioria dos casos o aneurisma é degenerativo, ou seja, ocorre por um enfraquecimento da parede das artérias principalmente devido ao depósito de placas de gordura. Em outros casos é congênito, ou seja, ocorre devido a anormalidades na formação das artérias. Algumas doenças podem contribuir para a fragilidade e ruptura do aneurisma como a Hipertensão Arterial Sistêmica e doenças do colágeno como a Doença de Marfan (enfermidade que atinge o tecido conjuntivo dos ossos e outras estruturas).
Verdade. O principal sintoma da rotura de um aneurisma é a dor. A hemorragia interna leva à queda da pressão arterial e palidez.
Em algumas situações o infarto agudo do miocárdio, a dissecção de aorta, dentre outras patologias, podem levar a sintomas semelhantes nas fases iniciais.
É importante o diagnóstico precoce de um aneurisma para que este seja tratado no estágio correto e com a melhor técnica cirúrgica.
A Dra. Nayara Cioffi Batagini é médica cirurgiã vascular e endovascular e realiza tratamento de aneurismas. Agende uma consulta e cuide de sua saúde e qualidade de vida.
Gostaria de receber uma ligação?
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com.br
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.