Fale conosco! Será um prazer ajudá-lo.
O que é o tratamento dos vasos com a técnica CLaCS?
O CLaCS – Crio Laser e Crio Escleroterapia – é um procedimento que combina disparos do laser transdérmico associados à escleroterapia com glicose hipertônica para tratamento de varizes de fino calibre (veias reticulares) e teleangectasias (“vasinhos”). É uma técnica moderna, que pode evitar cirurgia de varizes para veias de fino calibre em uma grande parte dos casos.
Como é feito o CLaCS?
O CLaCS é um procedimento feito em consultório, em sessões cujo número depende da quantidade e características dos vasos acometidos, espaçadas em cerca de 20 dias.
O laser transdérmico é uma técnica na qual um feixe de luz, ao entrar em contato com o sangue, gera calor e coagulação do vaso. Inicialmente são realizados disparos de laser transdérmico nas veias de maior calibre e a escleroterapia é realizada imediatamente após a aplicação do laser. Dessa forma são combinados dois métodos na mesma sessão para tratamento das veias acometidas, sendo que uma técnica potencializa a outra. O procedimento é acompanhado da visualização de veias sub-dérmicas através de um aparelho de realidade aumentada e da aplicação de ar gelado nos locais de tratamento para anestesia local.
Qual é a vantagem do CLaCS em relação a escleroterapia convencional?
A associação de duas técnicas para tratamento das veias permite um resultado mais rápido principalmente quando há microvarizes, ou seja, varizes de muito fino calibre. Dessa forma é necessário um menor número de sessões de CLaCS quando comparado à escleroterapia convencional. Em muitos casos é possível evitar cirurgia de microvarizes utilizando esta técnica.
É valido ressaltar que nem o CLaCS nem a escleroterapia convencional são indicados para o tratamento de varizes mais calibrosas, sendo a cirurgia o melhor tratamento para estes casos.
Em alguns casos são necessárias combinações de técnicas, por isso é tão importante a avaliação inicial completa para indicação do tratamento individualizado de cada paciente.