Também conhecida pela sigla TVP, a Trombose Venosa Profunda é uma doença caracterizada pela formação de coágulos dentro das veias profundas, o que dificulta a circulação de sangue no vaso acometido. Os locais mais afetados são as pernas e a pelve, porém qualquer veia do sistema venoso profundo pode ser acometida.
A mais temida complicação da trombose é a embolia pulmonar, que ocorre quando um fragmento do trombo se desprende, migra pela circulação sanguínea e obstrui uma ou mais artérias pulmonares.
Fatores de Riscos
Alguns fatores podem elevar o risco de trombose:
Pílula Anticoncepcional e Tabagismo
De acordo com a
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mulheres que usam anticoncepcionais contendo drospirenona, gestodeno ou desogestrel têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver trombose em um ano, comparado a mulheres que não usam anticoncepcionais.
Este risco pode aumentar de acordo com a idade, principalmente em mulheres a partir dos 39 anos. Outro fator combinado ao uso de pílulas é o tabagismo, principalmente em mulheres que fumam entre 8 a 10 cigarros por dia.
Condição Hereditária
Algumas famílias carregam em seu DNA uma desordem que facilita a coagulação sanguínea, chamada de hipercoagulabilidade ou trombofilia. Esta condição pode ser assintomática ou em casos de maior acometimento genético pode desencadear trombose.
Obesidade
A obesidade é mais um fator de risco para o surgimento da trombose. O excesso de peso e o acúmulo de gorduras exercem maior pressão nas veias dificultando o retorno do fluxo sanguíneo ao coração. As regiões mais afetadas pelo excesso de peso são os membros inferiores e a pelve.
7 Dicas de Como Evitar a Trombose
Algumas medidas podem ser tomadas diariamente para evitar a trombose. Veja:
1. Pratique Atividades Físicas Regularmente
Exercícios físicos são fundamentais para estimular a circulação sanguínea. O retorno de sangue dos pés e das pernas de volta ao coração é facilitado pelo bombeamento muscular.
Como Evitar Trombose: Exercitar-se principalmente através de exercícios aeróbicos (como caminhada, corrida, natação, bicicleta) é uma prática saudável não só para as pernas mas para a saúde em geral.
Lembre-se que antes de praticar qualquer atividade física, é preciso realizar uma avaliação médica para saber como está sua saúde e qual tipo de atividade é a mais indicada.
2. Evite Ficar Muito Tempo Sentado ou em Pé
O excesso de tempo na mesma posição, seja sentado ou em pé, pode dificultar o processo de retorno do sangue das pernas para o coração, aumentando o risco de trombose. Isso ocorre devido à necessidade do trabalho da musculatura da panturrilha para impulsionar o sangue contra a gravidade.
Como Evitar Trombose: O ideal é caminhar pelo menos 5 minutos a cada hora que ficamos de pé ou sentados.
Para pessoas que precisam trabalhar durante muito tempo sentado, existem apoios para os pés que permitem que as pernas fiquem em uma posição mais alta. Fazer movimentos de “pisar no acelerador” periodicamente também auxiliam no retorno venoso. No caso de trabalhos que exijam muitas horas em pé, caminhadas e movimentos de flexão dos joelhos podem ser realizados para melhorar a circulação.
3. Use Roupas e Sapatos Confortáveis
Roupas e sapatos muito apertados e desconfortáveis podem garrotear os membros, e se usado por longos períodos podem aumentar o risco de trombose.
Como Evitar a Trombose: Fique atento ao uso de calças que apertam muito nos tornozelos e/ou nas coxas e troque por modelos mais confortáveis. Evite calçados desconfortáveis.
4. Beber Água
O consumo entre 2 a 3 litros de água por dia facilitam a eliminação de toxinas e melhoram a circulação. Além disso, quando o corpo está hidratado, o organismo evita o acúmulo de sódio, eletrólito que pode levar à acúmulo de líquidos corporais.
Como Evitar a Trombose: Beba bastante água no decorrer do dia.
5. Cuide das Varizes
As varizes são veias dilatadas, tortuosas e azuladas que surgem principalmente nas pernas e nos pés. A presença de varizes aumenta o risco de trombose, principalmente quando há associação com outros fatores de risco.
Como Evitar a Trombose: Se você tem varizes procure um médico vascular para que seu caso seja avaliado e o melhor tratamento indicado.
6. Use Meias de Compressão
Muito usada por atletas, principalmente corredores de longas distâncias, as meias de compressão diminuem o impacto da gravidade, melhorando a circulação do sangue. Elas também estão indicadas para pacientes com varizes e pessoas que ficam muito tempo na mesma posição.
Como Evitar a Trombose: Para cada caso está indicado um tipo de meia, seja terapêutica ou profilática (tipo da meia, compressão, comprimento, tamanho, marca, etc). Converse com seu médico para saber qual modelo de meias de compressão são ideias no seu caso.
7. Não Faça uso de Hormônios Sem Orientação Médica
O uso de hormônios pode aumentar o risco de trombose, portanto devem ser usados apenas com indicação médica e em alguns casos que já possuem outros fatores de risco associados podem ser contra-indicados. Pílulas anticoncepcionais, reposição hormonal para menopausa e anabolizantes são alguns exemplos.
Como Evitar a Trombose: Use hormônios apenas com indicação médica.
11 Comentários
Sinto dores como agulhadas no peito e na virilha esquerda, tenho algumas varizes e uso anticoncecional microvlar, isso é um sinal de embolia pulmonar?
Os principais sintomas de embolia pulmonar são: falta de ar de início súbito, dor torácica e tosse seca. Embolia pulmonar ocorre em decorrência de trombose venosa profunda.
Boa noite dra.nayara então sofrir uma tramblofebite na veia saferna 8 meses tem algum problema eu voltar a jogar bola? Fiz uso de xareto de 20 mg!!!
Bom dia Doutor
Estou com muito formigamento nos pés, e vai subindo prai pernas quando caminho, e está muito inchada minhas pernas
Olé, Rosime! Para entender o seu caso, precisa-se passar em consulta para avaliação completa e indicação do melhor tratamento. Estou à disposição. Abraço!
Boa noite, doutora fiz um exame de trombose o igG e IgM deu normal já o anticoagulante lupico deu 1,40 é sinal que eu tenho trombose?
Olá, Thailanny! Para uma conduta médica, é necessário uma consulta para avaliação do seu caso. Estou à disposição. Abraço!
Olá doutora Nayara gostaria de saber se parando de fumar 1 mês antes da cirurgia de coluna posso ter trombose
Olá, Jussara! Não é possível prever o desenvolvimento da trombose ou não, após um procedimento cirúrgico ou em outra situação. No entanto o tabagismo, mesmo que cessado 1 mês antes, aumenta sim o risco de trombose. Os cuidados para prevenção de trombose no pós-operatório devem ser redobrados. Desejo sucesso na sua cirurgia. Forte abraço!
Bom dia! Vou viajar para Espanha, são 12: 00 de voo que devo fazer pra não ter trombose?
Olá, Luzia! Algumas dicas para melhorar a sua circulação durante o voo: ingerir bastante água, quando sentada fazer movimento de “pisar no acelerador” com os pés, se levantar e andar a cada 2h, fazer uso de meia elástica (indicada por seu médico(a) cirurgião vascular), dentre outras dicas que você pode verificar no meu canal do YouTube, acesse o link e confira https://www.youtube.com/watch?v=OI17JzdJRI4. Desejo uma excelente viagem. Um abraço!