O sistema circulatório tem 2 principais tipos de vasos sanguíneos: as artérias e as veias. As artérias levam o sangue rico em oxigênio para os órgãos e membros, enquanto as veias são responsáveis por transportar o sangue de volta para o coração.
Nos membros inferiores as veias são divididas em 2 grupos: o sistema venoso profundo, que é aquele que está junto aos músculos (abaixo da fáscia muscular, que é a membrana que recobre os músculos), e o sistema venoso superficial, que é aquele que está no subcutâneo e pele (acima da fáscia muscular). Existe ainda as veias perfurantes, que são aquelas que comunicam as veias do sistema venoso superficial ao sistema venoso profundo.
No sistema venoso superficial estão as veias safenas (magna e parva) além de inúmeras pequenas veias que drenam a pele e o tecido subcutâneo.
O transporte do sangue dos membros de volta ao coração é feito 90% pelo sistema venoso profundo, e apenas 10% pelo sistema venoso superficial.
As varizes de membros inferiores são veias dilatadas, tortuosas e esverdeadas do sistema venoso superficial, que estão insuficientes devido ao enfraquecimento de suas paredes e mau funcionamento de suas válvulas (que são estruturas que impedem o sangue de voltar ao pé). Estas veias doentes, portanto, não transportam adequadamente o sangue venoso, gerando dor em peso, edema e demais complicações locais. Esta condição faz parte da Insuficiência Venosa Crônica.
Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), no Brasil aproximadamente 38% das pessoas sofrem com as varizes, sendo as mulheres 3 vezes mais acometidas que os homens.
No caso das varizes primárias, as veias varicosas, por não conseguirem mais cumprir a sua função principal com qualidade, ao invés de auxiliar na circulação acabam atrapalhando o retorno venoso e geram sintomas como dor e edema além de poderem ocasionar complicações nos estágios avançados (como alterações da pele e úlcera varicosa). Por este motivo as veias varicosas e insuficientes devem ser retiradas na cirurgia de varizes. As safenas insuficientes podem ser retiradas ou ocluídas com o uso do Laser ou da Radiofrequência.
Como o sistema venoso profundo é responsável por 90% do transporte do sangue venoso, a retirada destas veias superficiais insuficientes não farão falta para a circulação. Pelo contrário, retirá-las leva à melhora da hipertensão venosa e à resolução do quadro clínico. O corpo naturalmente direciona o fluxo sanguíneo do local retirado para uma veia profunda ou para outras veias superficiais que estão funcionando normalmente. Logo, as veias retiradas durante a cirurgia de varizes primárias não fazem falta para o sistema circulatório dos membro inferiores.
Já no caso das varizes secundárias, muitas vezes devido à obstrução do sistema venoso profundo, essas veias podem servir para drenagem do sangue.
Diferentemente das varizes primárias, na maioria das vezes não estará indicada a retirada das varizes (cada caso é sempre avaliado individualmente).
Diante de todos esses fatores, pacientes com varizes devem procurar um Cirurgião Vascular capacitado para que seu caso seja inteiramente avaliado e a decisão tomada quanto ao melhor tratamento.
A Drª Nayara Cioffi Batagini é graduada em medicina com especialização em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Universidade de São Paulo (USP) com vasta experiência no tratamento de varizes, incluindo a cirurgia de varizes com LASER e Radiofrequência. Agende uma consulta e cuide de sua saúde em primeiro lugar.
Gostaria de receber uma ligação?
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com.br
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
4 Comentários
Muito interessante a explicação sobre o que acontece com a retirada das veias nas cirurgias. Já operei duas vezes e sempre me sinto muito bem.
Fico feliz que tenha gostado do conteúdo, João! Forte abraço.
Excelente explicação! Parabéns Dra. Nayara, sempre temos dúvidas sobre o que ocorre após cirurgia, acabei de fazer. Obrigada!
Olá, Silvana! Que bom que o meu conteúdo te ajudou de alguma forma. Fico feliz em poder ajudar da melhor maneira possível. Um abraço!