As artérias são vasos sanguíneos responsáveis por levar sangue rico em oxigênio aos órgãos e membros.
A Doença Arterial Periférica (DAP), conhecida também como Doença Arterial Obstrutiva dos Membros, é uma condição na qual ocorre o estreitamento, entupimento e endurecimento das artérias dos membros inferiores devido ao depósito de placas de gordura, a chamada aterosclerose.
O depósito destas placas de gordura dificulta a passagem de sangue para as pernas e pés, e a depender do grau da obstrução podem ser assintomáticas ou gerar morte tecidual irreversível.
Assim como outras doenças arteriais, o DAP pode ocasionar pouco ou nenhum sintoma durante longos períodos. Em muitos indivíduos, os sintomas da doença arterial periférica começam a aparecer quando o estreitamento (ou estenose) chega a 50% do lumen do vaso.
O primeiro sintoma é a chamada claudicação intermitente, que se trata de uma dor em queimação no membro inferior que surge ao caminhar. O indivíduo é obrigado a parar para se recuperar e as dores passam rapidamente. As dores surgem com mais frequência na região da panturrilha, mas também podem se manifestar nas coxas ou nádegas.
Quando a doença está mais avançada a dor aparece mesmo ao repouso.
Na fase mais avançada da doença ocorrem as feridas de difícil cicatrização que podem cicatrizar caso seja realizada a revascularização do membro.
No entanto se há necroses e gangrenas (morte tecidual) da extremidade, não é mais possível a recuperação do tecido lesado.
Os fatores de risco da doença arterial periférica incluem:
Em todos os casos deve ser realizado o tratamento clínico, com controle dos fatores de risco e introdução de medicação antiplaquetária.
Casos de dor de repouso e feridas (as chamadas lesões tróficas) devem ser submetidas à revascularização cirúrgica devido ao risco iminente de perda do membro.
A técnica cirúrgica mais utilizada é a Angioplastia, técnica Endovascular e minimamente invasiva que utiliza balões e stents para abrir os locais obstruídos, os quais são introduzidos através de uma punção na virilha.
A Drª Nayara Cioffi Batagini é graduada em medicina com especialização em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Doutorado pela USP e especialização (fellowship) de 1,5 ano no Departamento de Cirurgia Vascular e Endovascular da Cleveland Clinic Foundation, EUA.
Gostaria de receber uma ligação?
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com.br
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 08h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 143/145
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
33 Comentários
Minha mãe, passou vários médico e até com cirurgião vascular, que preceitos civastatina e outro circulação, tem um machucado dedo q dói muito e não fecha, não sei mais q fazer, ela vai pronto socorro e dão Dipirona, sem plano médico, o que devo fazer?
Lara, provável que sua mãe tenha a Doença Arterial Periférica já com ferida de difícil cicatrização. É necessária a avaliação com uma cirurgiã / cirurgião vascular o mais rápido possível.
Minha mãe esta com 88 anos ectabagista e pe dela esta como se fosse gandrena dedinho esta preto e a perna cheia de ematomaa como proceder por fvr?
Olá, Maria Luiza! É importante sua mãe ser acompanhada por um médico vascular para avaliação e indicação do melhor tratamento. Estou à disposição. Um abraço!
Ola Dra Nayara!
Falta de circulaçao e entupimento das veias é a mesma coisa?
Minha amiga ta cm má circulaçao, so que hj ela entou em panico porque foi comprovado que as veias estao entupidas, falei pra ela ter calma porque ja era de se esperar esse resultado pois ela ja estava cm problema de circulaçao.
Falta de circulação é um termo popular para a Doença Arterial Obstrutiva, que ocorre quando o sangue não chega bem nas extremidades devido à obstrução por placas de gordura. Isso é completamente diferente de trombose venosa, que é o popularmente conhecido “entupimento” das veias.
Olá! Tenho 57 anos. Sofri dois infartos, tenho diabetes, hipertensão, hipertireoidismo, DPOC. Há algum tempo comecei a sentir queimação no ante braço direito, parecendo queimadura de sol. Após isso, essa queimação migrou para a mão direita e, posteriormente para a mão esquerda. A queimação se transformou em dores que, na mão direito me impedia de dormir. Tomei remédios por 60 dias e as dores melhoraram. Porém, migraram para os pés, principalmente o direito e a dor, quando aparece provoca espasmos de tão intensas que são.
Qual a opinião da doutora?
Obrigado!
Olá, Nelson! Para uma conduta médica adequada, é necessário realizarmos uma consulta para avaliação detalhada do seu caso. Entre em contato conosco através dos números para agendamentos e informações (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Estamos localizados na Rua Dona Adma Jafet, 74, Conj. 155, Bela Vista, São Paulo/SP. Ficarei feliz em te atender. Abraço!
Boa Noite Doutora tenho 44 Anos ao Andar parece que minha circulação para meus pés panturrilha coxa e Quadril ficam Dormente o que será isso
Olá, Daniel! Para entender o seu caso, é necessário uma consulta médica para avaliação detalhada. Para agendamento, entre em contato conosco através dos números 11 9 4460-7931 e 3129-7100. Ficaremos felizes em te atender. Forte abraço!
Sensação de queimação nos pés, o que pode ser?
Michel, existem muitas causa, vasculares e não vasculares para sensação de queimação nos pés.
Olá, boa noite.
Tive Covid no meio do ano e de lá pra cá meu corpo está suando muito, principalmente os pés. Quando soa ele começa a queimar junto.
Sabe algo sobre o mesmo?
Boa noite, sinto formigamento nos pes e uma hora ou outra gelado tem ardência e queimação, quando ergo as duas pernas para cima sinto como descesse tido e formigasr l, alguns dias sinto que do nada as veias do meu braço fica saltadas e do nada volta ao normal muito rápido mais fica indo e voltando. quando curvo às pernas sentada sinto elas formiga assim como dorTambémm acordo precocemente do nada
Olá, Adilson! Inicialmente é necessário uma consulta para avaliação do seu caso para um diagnóstico preciso e uma conduta médica adequada. Estou à disposição. Abraço!
Olá dra. nayara
Minha mãe está com esse problema de intupimento nas veias, qual medicamento ela poderia Tomar?
Os remédios q o médico angiologista passou não dá efeito
Olá, Rosângela, prescrição de medicações apenas com consulta médica.
Boa noite,eu sou Cuidadora de idoso, Vc tudo de. Uma senhora que está tendo muitas dores,mas durante a noite,está fazendo uso de Rivaroxabana,Esspirolacttona,e Losartana,e não saber passa a dor.Gostaria de saber. O que eu sendo cuidadora,posso fazer para ajuda a aliviar.E APRESENTAR LESÕES NO CALCANEO E HÁLUX, FÍBULA,E ETCCC
Olá, Verônica! Para indicar o tratamento mais adequado para a paciente, inicialmente é necessário uma consulta médica para avaliação detalhada do caso. Estou à disposição. Abraço!
Olá tenho 41 anos estou sentindo dores na perna , inchaço no tornozelo e coceira na perna esquerda .uma sensação que a pele está grudando no osso o que pode ser?
Olá, Tatiane! Para entender o seu caso, é necessário uma consulta médica para avaliação, diagnóstico e indicação do melhor tratamento.Entre em contato conosco através dos números para agendamentos e informações (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Será um prazer te atender. Abraço!
Fui diagnosticado com entupimento°m tres arterias com doença vascular cardiaca perifeica. Para minimzar tomo clopidogrel mais AAS todos os dias.
Nao teria outro tratamento?
Nao teria cura? Esperar mesmo o caixão a qualquer moimento?
Responda me por favor.
Olá, Ildemar! Para indicar qualquer tratamento para o seu caso, é necessário e importante uma consulta para avaliação detalhada. Entre em contato conosco através dos números para agendamentos e informações (11) 9 4460.7932 | 3129.7100. Estamos localizados na Rua Dona Adma Jafet, 74, Conj. 155, Bela Vista, São Paulo/SP. Será um prazer te atender. Abraço!
bom dia !!! de um tempo pra cá eu venho sentido câimbras ,formigamento e friagem nos pés intensa,e tem 15 dias que estou com dores na parte externa da coxa , articulações do braço,sou fumante e tenho uma vida sedentária,estou preocupado tenho 40 anos
Olá, Magno! É importante você fazer um acompanhamento médico para investigar as causas dos sintomas apresentados para poder identificá-los e realizar o tratamento adequado. Entre em contato conosco para maiores informações e agendamentos através dos números (11) 9 4460-7931 e 3129-7100. Será um prazer te atender. Forte abraço!
Sinto dores na partede atrás das pernas, a noite quando deito ,a dor é somente ao deitar acordo de madrugada com essa dor parecendo uma cólica nas pernas incomoda muito.
Olá, Giselle! É interessante você passar em consulta com um médico(a) vascular para avaliação detalhada do seu caso e indicação do melhor tratamento. Estou à disposição. Forte abraço!
Sinto muitas dores nas pernas, fisgadas dormência e as vezes também queimação ja passei por um médico vascular mas ele sisse que não é nada
Olá, Jaqueline! Para que sua qualidade de vida seja excelente, é interessante uma segunda opinião médica para o seu caso. Estou à disposição. Forte abraço!
Meu esposo está com problema nos vasos sanguíneos, não tendo circulação para os pés que ficam gelados e doe muito, e o problema maior é no inverno e para piorar estamos morando na Itália. A situação está tão ruim que os médicos daqui não sabem o que fazer, estamos pensando em até ir embora devido ao problema.
Já foi em reumatologista, e cirurgião vascular aqui e nada adiantou
Olá, Kaire!! Compreendo. Caso desejem, é possível realizarmos uma consulta online, via Telemedicina, para avaliação inicial do caso do seu esposo e orientações. Entre em contato conosco através dos números (11) 9 4460-7931 ou 3129-7100 para informações e agendamentos. Ficarei feliz em atendê-los. Um abraço!
Meu pai tem 69 anos, tem problema com circulação, parou de fumar em agosto, ontem a noite foi tentar levantar do sofá pra ir a cozinha e não conseguiu firmar a perna direita, ele sempre teve dor na panturrilha ao andar, estava andando com dificuldade, mas agora parou de vez, a perna direita não afirma no chão, não aguenta o peso do corpo. Não sei o que fazer!
Olá, Priscila! É interessante que o seu pai passe em consulta com uma médica(o) cirurgiã vascular para avaliar detalhadamente o caso e indicar o melhor tratamento. Estou à disposição. Um abraço!